terça-feira, 6 de junho de 2017

Descomplicando as Normas da ABNT.

No último Interdiálogo, do dia 7 de maio de 2017, o tema foi "Descomplicando as normas da ABNT", apresentado pela Bibliotecária Andréa Abraham de Assis que também é Chefe do Serviço da Biblioteca "Domingos Soares Ferreira Pena", do Museu Paraense Emílio Goeldi. Contamos com várias pessoas na platéia, e após a palestra muito esclarecedora, houve sorteio de livros (versões impressas da revista de Ciências Humanas do Museu Goeldi).









Mas, você sabe o que é a ABNT?

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira, fundada em 28 de setembro de 1940. É uma entidade privada e sem fins lucrativos, membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização - ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas - Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização - AMN). 

A ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).

Missão
Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e o uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.

Normalização

A normalização é, assim, o processo de formulação e aplicação de regras para a solução ou prevenção de problemas, com a cooperação de todos os interessados, e, em particular, para a promoção da economia global. No estabelecimento dessas regras recorre-se à tecnologia como o instrumento para estabelecer, de forma objetiva e neutra, as condições que possibilitem que o produto, projeto, processo, sistema, pessoa, bem ou serviço atendam às finalidades a que se destinam, sem se esquecer dos aspectos de segurança. Seus objetivos:


Imagem:/www.abnt.org.br

Há vários níveis da normalização, como pode ser visto na imagem abaixo, estando a ABNT enquadrada no nível nacional.

Imagem: www.abnt.org.br


A ABNT, entre várias coisas, normaliza e padroniza diversos segmentos do nosso país, porém o mais importante em questão são as normas referentes aos trabalhos acadêmicos. A ABNT estabelece várias regras para a formatação de Artigos, Monografias, Projetos de Pesquisas, Dissertações, Teses, e o mais variados tipo de documento e trabalho do universo acadêmico. 

Fazer um trabalho acadêmico já apresenta seus graus de dificuldades, e o fazer levando em conta inúmeras regras de formatação, bem detalhadas, acaba tornando a tarefa mais dificil ainda. Foi pensando nessa dificuldade que muitos acadêmicos enfrentam em entender, e lembrar, dessa grande quantidade de regras, que decidimos por essa palestra no Interdiálogos, assim como disponibilizar aqui em nosso blog material para que seja acessado facilmente para consulta na hora de elaborar seus trabalhos.


O primeiro material é a apresentação elaborada pela palestrante do evento Andrea de Assis. (Clique na imagem para acessar o arquivo).



O segundo é um material elaborado pela Biblioteca Central da UFPA. (Clique na imagem para acessar o arquivo).




Para saber mais sobre a ABNT clique AQUI e acesse o site oficial.



------------------
Fonte: www.abnt.org.br; Andrea de Assis e Biblioteca Central da UFPA.

By: Thaina Guedelha Nunes
Antropóloga
Mestre pelo PPGSA/UFPA
Pesquisadora colaboradora do Grupo RENAS/MPEG


Nenhum comentário:

Postar um comentário