Entre os dias 19 e 21 de setembro, no Campus Básico da Universidade Federal do Pará, acontecerá o III EAVAAM - Encontro De Antropologia Visual Da América Amazônica: Imagem, Território e Decolonialidade.
O evento contará com uma vasta programação em que a
Decolonialidade será a linha-mestra de pensamento e de pesquisa, visando proporcionar um novo olhar sobre as relações de gênero, relações étnicos raciais e os dilemas relativos às territorialidades, dentre outros debates. A partir disso, proporcionando olhares libertos de colonialidade, tão presente nas discussões, nas atitudes e no imaginário social.
A programação contará com conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos, exposições e grupos de trabalho.
Dia 21: às 16h30min., no Auditório do ICEN/UFPA, o antropólogo Guilherme Bemerguy Chêne Neto, pesquisador do Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticas e doutorando em Ciências Sociais/FCLAr/Unesp, coordenará uma Mesa Redonda, intitulada "Imagens da (in)segurança alimentar: entre a fome, o desperdício e seus espectros". A mesa terá como objetivo empreender discussões sobre a(s) imagem(ns) do que pode ser considerado como “segurança alimentar”, sabendo-se que esse conceito, mesmo tendo sido unificado, é múltiplo e localizado em teias de significados.
As falas ficarão a cargo de Maria do Rosário Saraiva Chagas (Pescadora e Secretária de Pesca e Aquicultura de Curuçá), Edna Marajoara (Ativista Alimentar) e Armando Lírio de Souza (Prof. Dr. Da Faculdade de Economia/UFPA). O debate será feito por Nádia Alinne Fernandes Corrêa (Nutricionista e Doutoranda em Antropologia/UFPA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário