sábado, 6 de abril de 2019

Sessão de abril dos Seminários Interdiálogos discutirá as Reformas Políticas no Brasil.

Cientista política Nathália de Pina Silva.




No dia 29 de abril/2019, às 9h, ocorrerá mais uma sessão dos Seminários Interdiálogos. A palestra desse mês, intitulada "REFORMA POLÍTICA: Cultura e Instituições", discutirá o impacto político e social gerado pelo financiamento de campanhas eleitorais no Brasil e os recentes casos de corrupção envolvendo representantes de cargos públicos e empresas responsáveis por financiar essas campanhas. Todos esses casos acabam por chamar a atenção no sentido em que expõem as mazelas de um sistema político forjado pela prática do favor e pela dominação do poder econômico.

A partir desses apontamentos, a cientista política, mestranda pela Universidade Federal de São Carlos, Nathália de Pina Silva discutirá de que maneira as Reformas Políticas ocorridas no Brasil, desde a Primeira República até o período pós-redemocratização, culminaram na atual legislação eleitoral brasileira, sobretudo no que se refere ao financiamento de campanhas eleitorais, tendo como objetivo central desse percurso a compreensão do impacto das instituições no desenho constitucional, especialmente nas regras que regem o “jogo político”, de modo a analisar como essas moldam o comportamento dos atores e produzem resultados políticos, sem nos esquecermos das questões históricas e socioculturais que permeiam o tema em questão.

A sessão será gratuita e ocorrerá no dia 29 de abril/2019, às 9h, na Sala de Reuniões 2, da Coordenação de Ciências Humanas, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Avenida Perimetral, 1901 - Terra Firme/Belém/PA).

Será emitido certificado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário